Buscapé

domingo, 12 de maio de 2013

Resenha do Livro:Jogos Vorazes em chamas, que sera o próximo filme da saga

“Em Chamas” é o segundo volume da trilogia Jogos Vorazes. A estória se desenvolve a partir dos últimos acontecimentos do livro anterior. Katniss e Peeta enganaram a Capital e se tornaram os vencedores dos jogos. Ambos tentam recuperar suas vidas de uma forma ou outra, Peeta volta a fazer pães e Katniss caça e se reaproxima de seu amigo Gale. O problema é que ao tapear a Capital, Katniss acaba despertando um desejo de independência que os habitantes dos distritos não experimentavam a gerações. Sem querer ela criou uma nova rebelião. Para destruir sua maior inimiga, o Presidente Snow será capaz de tudo. Inclusive enviar todos os ganhadores de volta para a arena.


Durante muitos anos, enquanto estudava história, eu costumava me questionar como o homem superou certas barreiras, como ele suportou e aprendeu os humores da natureza, como nós sobrevivemos até o século XXI. Depois de ler Jogos Vorazes eu pude começar a compreender, principalmente em “Em Chamas”, onde os momentos na arena são tensos em relação à estabilidade do solo, a vinda de ondas, enfim, o ambiente em total mudança hostil. O primeiro livro foi bem mais brutal em relação às mortes, principalmente porque o leitor é pego de surpresa pela violência das cenas. A morte de Rue é algo que fica na lembrança com aquele gosto amargo. Em Chamas, apesar de ter ação, e das boas, é mais político, com uma trama mais intrincada, nós vemos os protagonistas usando mais a cabeça e menos o instinto.


A dinâmica entre Katniss e Peeta é impecável. O relacionamento dele é mais íntimo,ambos entendem o que passaram,compartilham as cicatrizes emocionais. Katniss se vê no meio de uma batalha que ela não pediu para lutar, ela se torna o símbolo da guerra e está completamente confusa. Ela não sabe exatamente em quem confiar, e a sua única certeza é a de que deve proteger àqueles que ama. Peeta apenas reforça a personalidade carismática, atraente e protetora que conhecemos no primeiro volume. Eu adoro o personagem, entreguei meu coração mesmo. Para completar o leitor conhece um pouco mais de Gale. Ele é mais brutal, mais ariano em suas ações do que Peeta. Contudo, o triângulo amoroso se desenrola ao redor das emoções confusas e descoordenadas de Katniss. O mais interessante é que Katniss nem queria um namorado, ela abomina a ideia de casar e ter filhos em um mundo com o de Panem. E acaba presa entre dois excelentes partidos que praticamente a rasgam no meio. Ambos são essenciais para ela.Eventualmente ela só escolherá um. Se eles sobreviverem.


A narrativa é simplesmente enlouquecedora. Reviravoltas de tirar o fôlego, honestamente me faltou ar em vários momentos do livro e o final é inacreditável. Só lembro-me de ficar sussurrando “Não, não,isso não...” Acho que estive em um estado semi catatônico depois de tudo. Eu me emociono tanto com o universo criado por Suzanne Collins, pela forma sutil que a autora encontra de apontar falhas reais, hábitos destrutivos que adquirimos nos últimos tempos, como certo gosto para assistir à violência e não sentir nada. A autora, ao falar sobre a série, sempre cita a guerra do Iraque, e eu penso, quantas vezes assistimos imagens dessa guerra, olhamos para aqueles soldados e civis e simplesmente não enxergamos o que realmente está acontecendo ali. Imagine ser filho de alguém que está lá? Seu irmão, marido? Será que somos tão indiferentes quando o público da Capital nos livros? Ela sabe como nos fazer refletir em um livro que é 90% adrenalina. Quer algo mais magistral que isso?


Eu gosto de como Suzanne sempre consegue nos fazer perceber que o mais fraco pode se tornar o mais forte. Quero dizer, Katniss vem do distrito 12, o mais pobre e sem recursos de todos, não é a toa que eles sempre perdem nos Jogos. E então ela acaba se tornando a competidora mais forte, e Rue que deveria ser um elo fraco conseguia se esgueirar nas árvores e reconhecer plantas. A Capital não observou que,ao proporcionar o ambiente mais hostil possível,acabou também tornando as pessoas mais fortes,mais ágeis e mais capazes. E eu poderia continuar divagando sobre isso.


“Em Chamas” é tudo o que o leitor anseia e ainda mais. É chocante. É romântico. É épico. É de fazer o chão tremer. E aquele final, volto a dizer, foi de partir o coração. “Mockingjay” ou “ A Esperança” será o último livro e guarda o segredo de tudo. O futuro das personagens. Quem vive e quem morre. Façam suas apostas. Quem realmente vencerá os Jogos Vorazes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário